Compartilhe este texto

Ministério da Cultura dá a Janja distinção maior que a Conceição Evaristo

Por Folha de São Paulo

20/05/2025 15h45 — em
Arte e Cultura



RIO DE JANEIRO, RJ E BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O Ministério da Cultura entrega, na tarde desta terça-feira (20), a maior distinção pública do setor cultural brasileiro à primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que receberá a Grã-Cruz, para as maiores distinções.

A cerimônia de entrega será no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do presidente Lula (PT) e da ministra Margareth Menezes (Cultura).

A honraria concedida a Janja, a Grã-Cruz, é a mesma que será entregue à atriz Fernanda Torres e ao diretor Walter Salles, que conquistaram um Oscar inédito de filme estrangeiro ao país pelo filme "Ainda Estou Aqui", baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, que também recebe a honraria.

Também estão na lista de contemplados com Grã-Cruz os cantores Alceu Valença, Alcione, Arlindo Cruz, Milton Nascimento e Ney Matogrosso, entre outros, além dos atores Ary Fontoura, Laura Cardoso e Glória Menezes e da apresentadora Xuxa.

Por outro lado, Janja recebeu uma distinção superior à concedida aos escritores Conceição Evaristo e Dalton Trevisan (in memoriam), o grau de Comendador, destinado a contribuições de destaque. Essa relação contempla ainda a atriz Camila Pitanga, o ativista indígena Daniel Munduruku, o rapper Emicida, a historiadora Lilia Schwarcz e a filósofa Marilena Chauí, entre outros.

A última honraria, o grau de Cavaleiro, concedida a contribuições relevantes em suas áreas de atuação, será dada a nomes como a poeta Alice Ruiz, o ator Gregorio Duvivier e às cantoras Liniker e Maria Rita.

Outras 14 entidades serão condecoradas, entre elas o Festival de Parintins, o Grupo Corpo e o Museu da Língua Portuguesa.

Em seu site, o MinC informou que a retomada da Ordem do Mérito Cultural, suspensa desde 2019, "contou com ampla participação popular".

"Durante dez dias, o MinC recebeu 11.318 contribuições via formulário digital, envolvendo nomes de indivíduos, instituições e coletivos de todo o Brasil", indicou. "As sugestões foram analisadas por uma Comissão Técnica e pelo Conselho da Ordem."

A Presidência da República avalia e finaliza a lista de agraciados.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Arte e Cultura

+ Arte e Cultura