Espetáculo une no palco atrizes negras veteranas
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Nomes considerados fundamentais na cena teatral brasileira, as atrizes Cleide Queiroz, 85, e Dirce Thomaz, 73, se encontram pela primeira vez no palco em "açúcar ou As Irmãs Anne", espetáculo que aborda o impacto das estruturas sociais e do envelhecimento na vida das mulheres.
A peça, no Itaú Cultural, a estreia na dramaturgia do ator e produtor Breno Rosa Gomes, usa a metalinguagem para mostrar a volta ao teatro de duas atrizes que revivem, no palco, as irmãs Anne, personagens que marcaram as trajetórias das duas.
Mary Anne e Rose Anne são filhas de uma família burguesa decadente e foram educadas para atender expectativas sociais, mesmo que isso signifique viver dores e frustrações.
Com cinco décadas de carreira, Cleide e Dirce transformam o espetáculo em uma celebração do protagonismo de mulheres negras no palco. Fotos exibidas na encenação homenageiam nomes como Ruth de Souza, Zezé Motta e Léa Garcia.
Em meio às duas veteranas, a atriz Beatriz Nauali, 28, faz a narração performativa da encenação.
"Desde os ensaios deu para ver que elas se identificam com as atrizes que interpretam", conta o dramaturgo, A mãe e a madrinha de Gomes inspiraram a criação do texto e a dramaturgia começou a ser pensada a partir da visão de duas mulheres enlutadas tomando chá, diante de uma chuva de açúcar a direção artística de Eliane Monteiro, do Teatro da Vertigem, materializa essa imagem.
"Chance única e imperdível de ver bem de perto o duelo de duas grandes atrizes", definiu o crítico teatral José Cetra Filho sobre o encontro teatral das veteranas.
Atriz e professora de expressão vocal, Cleide estreou nos palcos com a montagem de "Morte e Vida Severina", dirigida por Silnei Siqueira, em 1969. Em 2001, foi indicada ao Prêmio Shell por "Gota D´Água", sob a direção de Gabriel Villela. No cinema, atuou em filmes como "Pixote" (1980), "A Hora da Estrela" (1985) e "Domésticas" (2001).
Integrante do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), de Antunes Filho, Dirce protagonizou o espetáculo "Xica da Silva" (1988). Em 1992 ela fundou o Centro de Dramaturgia e Pesquisa sobre Cultura Negra. Desde 2017 interpreta a escritora Carolina Maria de Jesus no solo "Eu e Ela". É também dramaturga e pesquisadora.
AÇÚCAR OU AS IRMÃS ANNE
Quando Até 27 de julho. Quinta-feira a sábado, às 20h, e domingo e feriados, às 19h
Onde Itaú Cultural
Preço Gratuito
Classificação 12 anos
Autoria Breno Rosa Gomes
Elenco Cleide Queiroz, Dirce Thomaz e Beatriz Nauali
Direção Eliana Monteiro
ASSUNTOS: Arte e Cultura