Relógio que 'calcula' fim do mundo alerta para Apocalipse após posse de Trump

Por Portal do Holanda

28/01/2017 13h57 — em Mundo

Foto: Reprodução

Muita gente não sabe, mas há 70 anos, cientistas do Boletim dos Cientistas Atômicos (BPA) da Universidade de Chicago criaram o 'Relógio do Juízo Final' ou 'Relógio do Apocalipse, para mostrar o quão vulnerável o mundo está à catástrofe total. 

E após a posse de Donald Trump à presidência dos EUA, o ponteiro se moveu e está mais a dois minutos e meio de meia-noite, o que simboliza a maior proximidade do "apocalipse" que o relógio já indicou desde 1953, quando o ponteiro estava na mesma posição por conta de testes de bomba de hidrogênio feitos pelos EUA e Rússia. 

Quando mais próximo da meia-noite, mais iminente está o fim do mundo, segundo os pesquisadores. Em um relatório, o BPA explicou que as declarações de Trump minimizando o aquecimento global, a expansão arsenal nuclear dos EUA e o questionamento acerca das agências de inteligência teriam contribuído para o aumento do risco

"Os comentários perturbadores sobre o uso e proliferação de armas nucleares feitos por Donald Trump, bem como a descrença no consenso científico sobre a mudança climática expressa por Trump, e por vários dos nomeados para o seu gabinete, afetaram a decisão da diretoria, assim como o surgimento de nacionalismo estridente em todo o mundo", afirma o relatório.

Outros fatores seriam as dúvidas sobre o futuro do acordo nuclear do Irã, ameaças à segurança cibernética e o surgimento de notícias falsas. 

Entenda

Chamado de 'Doomsday', o Relógio do Apocalipse é simbólico e ajustado por físicos e cientistas ambientais de todo o mundo que decidem como movê-lo, analisando o cenário atual, após consultar também o Conselho de Patrocinadores do grupo, que conta com nada menos que 15 prêmios Nobel. 

O dispositivo utiliza uma analogia em que a raça humana estaria a "minutos para a meia-noite", em que a meia-noite representaria a destruição por uma guerra nuclear.

*Com informações da BBC Brasil. 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Mundo