O povo Ashaninka da Amazônia não registraram nenhum caso de covid-19

Por Portal do Holanda

28/12/2020 16h01 — em Amazônia

Foto: Associação Apiwtxa / Eles seguem um cauteloso isolamento social.

O povo Ashaninka da Terra Indígena Kampa, em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, não registrou um caso sequer de covid-19. Sem visitas de pessoas de fora e com um isolamento rígido, para que o coronavírus não chegasse até a aldeia, os líderes tomaram medidas de prevenção logo no começo da pandemia.

Eles seguem um cauteloso isolamento social. Assim como as pessoas das aldeias não podem sair, quem está nas cidades não pode entrar, mesmo que isso custe uma de suas principais fontes de atividades econômicas: o turismo.

Uma comissão foi criada para que as comunidades que precisavam sacar benefícios como o auxilio emergencial e até mesmo o Bolsa Família. As pessoas são levadas para Marechal Thaumaturgo, onde sacam os benefícios e voltam para a comunidade, sem que haja circulação pela cidade, somente em casos de extrema importância.

A comissão também é responsável pela distribuição de alimentos e compra de utensílios de primeira necessidade na cidade. As mercadorias passam por uma higienização, assim como as pessoas que chegam a aldeia.

Além do isolamento social rigoroso, os Ashaninka também recorreram aos seus tradicionais saberes da medicina da floresta como uma prevenção à covid-19. A produção de chás e outras bebidas a partir de folhas e raízes foi usada por quase todos os povos indígenas da Amazônia.

Leia também: Aldeias do Alto Solimões resistem ao avanço da Covid-19

                         Todos hospitais do Amazonas deverão receber pacientes com Covid

                         A festa da Covid e o remédio tardio

A CAMPANHA

A Associação Apiwtxa e o Instituto Yorenka Tasorentsia, iniciaram em julho, o projeto chamado “Ashaninka Pelos Povos da Floresta”. O objetivo é ajudar outros povos da Amazônia durante a pandemia de coronavírus. A meta seria arrecadar R$ 1 milhão para ajudar 1.800 famílias.

Por meio do projeto, foram distribuídos kits de cesta básica, mas também equipamentos e produtos, como ferramentas de plantio e materiais de pesca. A campanha já arrecadou mais de R$ 550 mil de aproximadamente mil doadores de 17 países. Já foram distribuídos 1.200 kits e 42 toneladas de produtos levantados.

Entre no site do projeto Ashaninka Pelos Povos da Floresta para doar.

 


+ Amazônia