FAS e INMED fecham parceria para melhoria de vida de famílias na Amazônia

Por Portal do Holanda

29/12/2020 11h29 — em Amazônia

Foto: Pixabay / A INMED já desenvolveu projetos em mais de 100 países

O FAS (Fundação Amazônia Sustentável) junto a INMED Partnerships for Children, associação sem fins lucrativos que atua para transformar a vida de crianças e seus familiares, se uniram em uma parceria para a construção do primeiro Centro de Excelência em “Aquaponia” na Brasil.

A finalidade da parceria é a consolidação da segurança alimentar, reabilitar a econômica da população tradicional e indígena e a preservação de moradia crítica e da diversidade biológica da bacia amazônica.   

A INMED já desenvolveu projetos em mais de 100 países, desde que foi criado, há 34 anos atrás. Em geral, a aquaponia é um método de cultivo que liga a criação de peixes e a produção de plantas sem a utilização do solo, com raízes submersas na água.

O programa de aquaponia está presente em três países pelo INMED: Jamaica, Peru e África do Sul. São 32 sistemas implementados, alcançando mais de 2,5 milhões de famílias. A África do Sul é o país com o maior número de Centros de Excelência e atendeu no total 141.122 crianças em 116 escolas, 1919 professores e 733 cozinheiras. Existem 15 sistemas implementados na Jamaica promovendo segurança alimentar, geração de renda.

Já no Brasil, ainda estamos na fase de captação de recursos. O benefício aguardado na primeira fase do projeto será designado à construção do Centro de Excelência em Aquaponia em Tumbira/AM, para treinamento, inovação e produção sustentável de alimentos. A primeira unidade servirá como modelo de expansão para outras regiões da Amazônia. 

 


+ Amazônia