Pesquisa liga multinacional ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado

Por Portal do Holanda

29/12/2020 15h57 — em Amazônia

Foto: Pixabay / Supermercados da Grã-Bretanha comercializam frango e carne suína alimentados com soja brasileira.

Novos dados publicados recentemente pela ferramenta de monitoramento da Mighty Earth, o Rastreador de Desmatamento de Soja e Gado, revelaram que a multinacional e maior importadora de soja do Reino Unido, Cargill, está relacionada ao desmatamento de 61.260 hectares de florestas na Amazônia e no Cerrado desde o ano passado.

Os principais e maiores supermercados da Grã-Bretanha comercializam frango e carne suína alimentados com soja brasileira. Quando questionados sobre suas relações com a Cargill, as empresas ASDA, Aldi-UK, Morrisons e J. Sainsbury, recusaram-se a confirmar ou negar suas ligações.

A empresa que agiu com transparência foi a Tesco, que reconheceu que a Cargill está presente nas cadeias de abastecimento de seus fornecedores diretos de frango e publicou um documento indicando a origem da soja utilizada para sua mercadoria.

 

Leia também: Pesquisa indica ligações entre frigoríficos e desmatamento na Amazônia

 

Apesar das continuas promessas dos principais supermercados da Grã-Bretanha de alcançar o desmatamento zero em suas fontes de abastecimento até 2020, os varejistas se mantenham altamente expostos à esse mal, principalmente no Brasil.

A Cargill afirma, como já fez antes, que não quebrou regras, nem suas próprias políticas, ao comprar da fazenda em questão e que não compra de áreas desmatadas ilegalmente. Porém, 90% da soja consumida no Reino Unido é utilizada para animais de criação, que depois são vendidos nos supermercados britânicos.

A Mighty Earth do Reino Unido está apresentando uma campanha nacional para que medidas decisivas sejam feitas à multinacional Cargill. Mighty Earth e a organização de pesquisa Aidenvironment usam alertas de desmatamento via satélite, imagens de propriedade, investigações sobre envolvimento com as tais empresas para determinar os vínculos entre os comerciantes de soja, os de carne bovina e a degradação de florestas brasileiras.

Relatório elaborado pela Migthy Earth que explica: Mighty-Earth-Soy-Cattle-Deforestation-Tracker-Report-FINAL.pdf

                                                                                         


+ Amazônia