Secretaria emite documentos e presta serviços de saúde a morador de rua

Por Portal do Holanda

28/10/2015 9h26 — em Amazonas

Sejusc vai oferecer serviços de emissão de documentos, saúde e assistência social a população de rua e profissionais do sexo do Centro de Manaus

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realiza nesta quarta-feira, 28, das 20h às 23h, no estacionamento do Palacete Provincial localizado na Praça Heliodoro Balbi, a “Ação Popular de Cidadania” voltada às pessoas em situação de rua e profissionais do sexo do Centro de Manaus.

A meta é atingir 200 pessoas na ação que vai envolver órgãos públicos e privados para oferecer múltiplos serviços como de cidadania (RG, CPF, carteira de trabalho, pré-cadastro para certidão de nascimento, foto e cópias de documentos); saúde (consultório de rua, higiene bucal, testagem do fluído oral - HIV/AIDS - e distribuição de preservativos); social (abordagem e acolhimento da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh); beleza e estética (corte de cabelo, higiene do corpo); abordagens educativas sobre direitos humanos e distribuição de sopa. Segundo a secretária da Sejusc, Graça Prola, após mapeamento da população de rua realizado nas proximidades da praça Tenreiro Aranha, no mês de agosto deste ano. “Identificamos 23 pessoas que vivem nessa área do Centro e elas mesmas solicitaram essa ação de atendimento para contemplar outros que vivem na mesma situação na região, principalmente, no que diz respeito a falta de documentação como RG e CPF, além de serviços de saúde como clínica geral e higiene bucal. Aproveitaremos para oferecer corte de cabelo, teste rápido de HIV/Aids, orientações sobre tráfico de pessoas e exploração sexual, entre outros”.

O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas