"Queremos o direito de passear na BR-319", diz Omar Aziz em crítica a Marina Silva
O senador Omar Aziz (PSD-AM) fez um discurso contundente nesta terça-feira (27), no Senado Federal, em defesa da pavimentação da BR-319, rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Em tom crítico a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o parlamentar afirmou que a população do Amazonas tem o direito de trafegar pela estrada e criticou o excesso de burocracia em processos ambientais no Brasil.
Durante a fala, Aziz comparou a atual demora em obras de infraestrutura com o ritmo acelerado de construções no passado. "Se Brasília tivesse hoje que ser construída, o Juscelino levaria 100 anos para construir Brasília, em coisa que ele fez 5 anos. Porque se um calango tivesse aí, o Ibama não ia permitir. O lago Paranoá não existiria. Lá na terra do senador Amim, Camboriú não existiria porque foi aterro. Ipanema não existiria. Copacabana não existiria. Os túneis feitos pelo Lacerda não existiriam. Os túneis feitos pelos governadores de São Paulo não existiriam.", disse.
O senador criticou a atuação de órgãos de fiscalização ambiental, como o Ibama, que, segundo ele, dificultam obras importantes para o desenvolvimento da região amazônica. "A gente quer sim a BR-39, ministra, para passear, como a senhora disse. Queremos sim, nós temos o direito de passear na BR-319. E não é a senhora que não vai permitir que a gente passeie na 319.", afirmou, dirigindo-se à ministra do Meio Ambiente.
Por fim, Aziz reforçou que sua defesa da pavimentação da BR-319 não é apenas uma questão de desenvolvimento econômico, mas também de dignidade para quem vive na Amazônia. "É resolutividade, não é conversa fiada, não é discursinho. [...] Eu moro na Amazônia, conheço a realidade de quem depende dessa estrada”, concluiu.
O embate aconteceu em meio à Comissão de Infraestrutura (CI) nesta terça-feira (27) e foi marcado por tensão e divergências entre a ministra e alguns senadores. Ela foi cobrada pela demora na liberação de licenças ambientais. Após três horas e meia de debate e desentendimentos com os senadores, Marina se retirou da audiência.

ASSUNTOS: Amazonas