Compartilhe este texto

Mulher com gravidez de risco garante aborto para fazer tratamento de diálise em Manaus

Por Portal Do Holanda

07/05/2024 14h02 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) conseguiu garantir para uma mulher o direito de realizar um aborto. Ela estava em tratamento de diálise e tinha gravidez de alto risco tanto para ela como para o feto, que já apresentava debilidades.

A Defensoria recebeu laudos médicos em que a médica obstetra da paciente, a nefrologista e a profissional intensivista indicavam um estado gravíssimo e a necessidade do aborto.

“Nos informamos sobre o caso e enviamos um ofício à maternidade, intercedemos administrativamente.  Não foi preciso aguardar uma decisão judicial embora já tivéssemos, também, judicializado a demanda”, explicou o defensor Arlindo Gonçalves.

O quadro clínico apresentado pela paciente incluía complicações como insuficiência renal crônica, necessitando de seis sessões de hemodiálise semanais, hipertensão, hiperêmese gravídica com distúrbio metabólico, crise de ansiedade, debilidade devido aos vômitos, inapetência, hipoglicemia e anemia.

Após a realização do aborto, a mulher teve uma significativa significativa em seu estado de saúde e recebeu alta médica na segunda-feira (6).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas