Compartilhe este texto

Grupo Chibatão estuda duas alternativas para reduzir impactos de seca severa no Amazonas

Por Portal Do Holanda

17/05/2024 17h26 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/Grupo Chibatão

Manaus/AM - O Grupo Chibatão estuda duas alternativas para reduzir os impactos da seca no estado do Amazonas. Em entrevista exclusiva ao Portal do Holanda, o Diretor Executivo Geral da empresa, Jhony Fidelis, destacou quais medidas podem ser tomadas para aliviar os problemas causados no período da estiagem, principalmente, para os que moram em regiões afetadas.

A primeira ação é a Dragagem Preventiva, que fará, de forma antecipada, uma escavação e a retirada de areia, terra, areia, rochas, lixo, para que haja passagem para os navios navegarem, mesmo nas piores condições de tráfego. A ideia é resultado de estudo técnico na área, com levantamento de dados em conjunto com outras instituições, para serem repassados ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Em primeira mão, Fidelis contou, que nesta sexta-feira (17), foi finalizado todo o processo documental de licenças ambientais para que a licitação do serviço de dragagem seja lançada no mercado e possa ser contratada.

"A gente está buscando  para que seja realizado no máximo no mês de agosto, para que em setembro haja passagem para as grandes embarcações e não desabastecer o mercado de Manaus", disse Jhony. 

A segunda iniciativa que o Grupo planeja é transportar uma parte do porto que opera em Manaus para o rio Amazonas.

"Se o navio não chega até Manaus, Manaus vai até o navio. Ou seja, é a colocação de um porto flutuante provisório na Estrada do Madeira para que dê condições do navio atracar  naquela região e  fazer o transbordo de cargas para balsa e essa balsa possa chegar até Manaus", explicou o diretor.

Segundo ele, essas ações poderão livrar impactos negativos como os que ocorreram no ano passado. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas