Compartilhe este texto

MPF firma acordo com Banco do Brasil sobre repasse de verbas públicas no Amazonas

Por Portal Do Holanda

19/08/2016 14h20 — em
Amazonas



O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e o Banco do Brasil assinaram um acordo judicial com o objetivo de mudar a forma de custódia e movimentação dos recursos públicos da União repassados ao Estado e aos Municípios do Amazonas por meio de convênios.
 
Com a assinatura do acordo, o Banco do Brasil se comprometeu a impedir a realização dos chamados saques ‘na boca do caixa’ de contas específicas para receber repasses de convênios federais e acabar com a remessa de valores para outras contas de titularidade do Estado do Amazonas e de seus Municípios ou para destinatários não identificados, prática recorrentemente verificada pelo MPF e demais instituições de controle no interior do Estado.
 
Os recursos deverão ser mantidos apenas nas respectivas contas específicas, até que sejam retirados exclusivamente mediante transferência para conta-corrente de pessoa física ou jurídica de natureza privada, de acordo com a legislação.
 
O Banco do Brasil deverá exigir ainda que os pagamentos de boletos, faturas de concessionárias de serviço público e guias de arrecadação de tributos sejam realizados sempre mediante a identificação do CPF ou CNPJ do destinatário, além de impedir qualquer operação de débito a partir dessas contas específicas sem que haja a identificação do destinatário pelo CPF/CNPJ e conta-corrente.
 
De acordo com o MPF/AM, a transferência de recursos de convênios federais para outras contas do Estado ou Municípios resulta na mistura dos recursos da União com verbas de outra origem, tornando impossível saber se foram aplicados nas respectivas finalidades, e ainda dificulta a responsabilização cível e penal de eventuais responsáveis por irregularidades e desvios de recursos federais. “As providências a serem adotadas pelo Banco do Brasil não se inserem no dever de fiscalizar as verbas públicas, são apenas instrumentos preventivos contra o desvio e a apropriação desses recursos”, esclareceu o procurador da República Alexandre Jabur, propositor do acordo.
 
O descumprimento total ou parcial do acordo judicial ensejará o pagamento de multa no valor de R$ 10 mil reais pelo Banco do Brasil.
 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, banco, Manaus, MPF, repasse, verbas, Amazonas

+ Amazonas