Mobilização no centro marca o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

O Largo São Sebastião, no Centro, recebeu, segunda-feira, 18, uma mobilização social com trabalhadores, usuários e familiares de usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Manaus em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O ato foi organizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Uma caminhada no entorno do Largo, ao som do ‘Maracatu Quebra-Muro’, marcou a importância da luta por um tratamento digno oferecido às pessoas em situação de sofrimento psíquico e mostrou como a substituição do antigo modelo hospitalocêntrico de internação e encarceramento vem sendo feita em Manaus.
No município, os atendimentos oferecidos por intermédio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) tratam de transtornos graves e moderados em dois locais. O primeiro na Avenida Borba, Cachoeirinha, zona Sul, que recebe casos identificados em adultos com história de internação psiquiátrica, psicoses, esquizofrenia e outros sofrimentos psíquicos graves e crônicos, como depressão grave, ansiedade crônica, transtorno bipolar e de humor.
O segundo Caps funciona no conjunto Acariquara, no Coroado, zona Leste, voltado para crianças e adolescentes que convivem com autismo, esquizofrenia, depressão, déficit de atenção ou hiperatividade. O atendimento é individual ou em grupos, com oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, acompanhamento das famílias e atividades comunitárias.

ASSUNTOS: Amazonas