Ministério da Agricultura detecta suspeita da praga Mosca-da-Carambola no Amazonas
Manaus/AM - O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) detectou espécimes suspeitos da mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) durante monitoramento de rotina em uma armadilha instalada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) em Rio Preto da Eva.
A mosca-da-carambola é classificada como uma praga quarentenária de alto impacto econômico. O inseto ataca principalmente a carambola, mas também compromete diversas outras culturas de valor comercial, como manga, goiaba, acerola, tomate, mamão, pimenta, jambo, caju e laranja.
Atualmente, sua ocorrência é considerada restrita aos estados de Roraima, Amapá e uma área limitada do Pará. A captura no Amazonas é preocupante, pois sugere uma expansão de seu território.
O material foi enviado para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia (LFDA-GO) e, mesmo antes da confirmação laboratorial, as equipes do Mapa iniciaram as ações preventivas.
A vigilância da praga é realizada por meio do Programa Nacional de Vigilância da Mosca-da-Carambola, que utiliza armadilhas em pontos estratégicos em todo o país.
ASSUNTOS: Amazonas