Leitor denuncia descaso com idoso com suspeita de câncer no Cecon

Foto Leitor via Whatsapp
Leitores do Portal do Holanda denunciaram o caso que acontece na Fundação Cecon com o idoso Raimundo Lucas da Silva, de 67 anos, internado no local há mais de dez dias, no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus.
O homem, que está com suspeita de câncer na garganta, encontra-se em estado debilitado e sem poder se alimentar por via oral, aguardando a introdução de uma nova sonda, dessa vez via estômago, para somente depois poder fazer uma biópsia. "A cirurgia da sonda seria pra ele se alimentar, mas como a cirurgia não foi feita, ele tá quase morrendo de fome jogado à míngua neste hospital", diz o cunhado do paciente, Josias.
Segundo familiares, um dos médicos do hospital retirou a sonda alimentar nasal na sexta-feira (5) e marcou cirurgia para introduzir a sonda pelo estômago no sábado (6), porém, até a manhã deste domingo (7), o procedimento não foi realizado por falta de equipe médica na unidade hospitalar, e o paciente continua sem se alimentar.
De acordo com o cunhado do idoso, Josias, a diretoria e equipe não compareceu, e na unidade só haviam técnicas de enfermagem e guardas terceirizados. Um dos sobrinhos de Raimundo, que também entrou em contato com o Portal, teme que ele não resista por conta da inanição, antes mesmo de poder verificar o diagnóstico do possível câncer.
A família registrou um Boletim de Ocorrência no 10ª DIP, já que, segundo o sr Josias, tentaram ir à Delegacia do Idoso, mas estava fechada.

ASSUNTOS: Amazonas