Itacoatiara vai ter esquema especial de segurança para Fecani
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por intermédio da Secretaria-Executiva-Adjunta de Grandes Eventos (Seasge), coloca em operação, a partir desta quinta-feira, o plano de ação integrada executado pelas polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e outros órgãos para o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), que acontece neste final de semana, naquele município localizado a 270Km de Manaus.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, toda a operação será coordenada a partir do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICC-E), em Manaus, em interação com o comando das operações na Velha Serpa, sob a responsabilidade do Ten.Cel PM Hermes Macedo.

“O modelo é o mesmo que usamos na Copa do Mundo, com sucesso absoluto. Todos os órgãos envolvidos têm representantes nos CICC, com poder de tomar qualquer decisão que se faça necessária. Isso é uma vantagem enorme para a segurança”, assegura Vital.
Segundo o secretário, o plano operacional foi elaborado em conjunto pelos participantes e organizadores do evento. Os locais de maior movimentação de pessoas terão atenção redobrada da operação do festival, como o tráfego de veículos pela AM-010, que liga Manaus a Itacoatiara.
Reforço policial para Itacoatiara
A Polícia Militar vai atuar com 250 policiais, mais o efetivo da cidade. A delegacia da Polícia Civil vai funcionar em plantão de 24 horas, com central de flagrante e apoio de policiais enviado como reforço da capital.
O secretário destaca ainda o trabalho preventivo realizado pelos programas sociais Previne e Proerd, em atuação com a Secretaria de Assistência Social (Seas) e conselhos tutelares municipais e juizado de criança e adolescente.
A partir desta quinta-feira, o Detran vai instalar barreiras e utilizar radares móveis realizando trabalho educativo juntos aos motoristas ao longo da AM-010, junto com a PM. À noite haverá blitz de Lei-Seca, na estrada e na área urbana para controlar o trânsito. As operações contarão com apoio da Arsam - Agência de Regulamentação de Serviços Públicos do Amazonas -, que fará a vistoria em ônibus e outros veículos coletivos.

O Corpo de Bombeiros participa da operação com 35 homens para atuar nos rios e balneários, principalmente no Flutuante Sol Nascente, onde haverá o apoio de uma lancha e três mergulhadores. Um caminhão de combate a incêndio, uma unidade de resgate, duas motocicletas equipadas com extintores e primeiros socorros, uma embarcação e um veículo auto rápido completam a frota empregada no festival. A corporação também fará atividades preventivas na Avenida Beija Flor, durante a corrida de pedestres e MotoCross, além do Centro de Convenções, tenda cultural, Palco Cidade Canção e palco principal. Um helicóptero multimissão de socorro e resgate estará de prontidão em Manaus.
O Centro Integrado de Operações (Ciops) estará monitorando as imediações do evento com dez câmeras de segurança em pontos estratégicos para atendimento de ocorrências policiais. A central de monitoramente funcionará em regime de 24 horas realizando as estatísticas de atendimento dos Bombeiros, Policia Civil e Militar, além do disque emergência 190 e 193.
ASSUNTOS: Amazonas