Greve de servidores da Suframa faz deputado pedir apoio federal
O deputado José Ricardo (PT) encaminhou ofícios aos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e o de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior relatando a paralisação dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e requerendo providências quanto a situação do órgão. O documento será encaminhado, ainda, para a bancada do Amazonas no Congresso Nacional. O parlamentar esteve, na terça-feira (25), com os grevistas para conhecer as razões da manifestação.
A greve começou, na última quarta-feira, 19, interrompendo a análise dos processos e a liberação de insumos ao Polo Industrial de Manaus (PIM). A estimativa do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) é de que os prejuízos com a paralisação alcancem R$ 300 milhões diários para as empresas.
“O projeto de prorrogação da Zona Franca de Manaus (ZFM) no Congresso está para ser votado, temos a política de incentivos, queremos prorrogar, mas, em meio essa situação, temos a Suframa que é o órgão executor, que necessita de uma atenção especial. Hoje, a Suframa tem o quadro reduzido, tem um concurso em andamento, e um anterior em que muitas pessoas que passaram já desistiram pelas razões que motivam os funcionários efetivos paralisarem, como a defasagem salarial”, observou.
José Ricardo frisou que a Suframa tem papel fundamental no desenvolvimento do Estado, já que a ela compete a implantação das indústrias, a liberação de mercadorias que entram na região de acordo com a legislação, o acompanhamento e a fiscalização. “Essa Casa (Aleam) precisa ser uma voz junto aos ministérios, para que atendam ao pleito dos trabalhadores e do órgão, porque isso afeta diretamente a economia do Amazonas. Todos nós devemos cuidar para que a Suframa esteja funcionando plenamente visando o desenvolvimento do Estado”, disse.
ASSUNTOS: greve, Política, Suframa, Manaus, Amazonas, Economia