Gêmeas siamesas do Amazonas recebem alta da UTI após cirurgia de separação
Manaus/AM - As gêmeas do Amazonas que passaram por cirurgia de separação, Yasmin Vitória e Eliza Vitória, de dois meses, receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente de Goiás (Hecad), em Goiânia. As meninas foram operadas em maio deste ano e, segundo a equipe médica, respondem bem ao pós-operatório.
Yasmin e Eliza nasceram na Maternidade Ana Braga, no dia 9 de abril deste ano, unidas pelo tórax e abdômen. Após receberem todo o suporte médico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foram transferidas para o Hecad, unidade de referência nacional neste tipo de cirurgia.
A primeira a deixar a UTI foi Eliza, no último dia 23 de junho. Na última segunda-feira (30/06), foi a vez de Yasmin. As gêmeas seguem em processo de reabilitação fonoaudiológica e fisioterapêutica, com acompanhamento integral.
Recuperação
De acordo com a equipe médica do Hecad, as irmãs apresentam quadro clínico regular e estável, com boa resposta às etapas pós-operatórias. A paciente Eliza está em processo de recuperação da cirurgia, com a ferida cicatrizando progressivamente e sem sinais de infecção. Está fazendo curativos conforme o protocolo do hospital, respondendo bem ao tratamento e já tem condições clínicas para receber alta.
Yasmim ainda está em processo de transição da alimentação por sonda (dieta enteral) para alimentação pela boca (via oral), está reduzindo, aos poucos, o uso de oxigênio suplementar, e ainda precisa de curativos diários.
Bastidores da Política
O caso Benício e o poder do 'Fantástico' sobre a Polícia, a política e o Judiciário
ASSUNTOS: Amazonas