Gêmeas Siamesas de Manaus unidas pelo tórax e abdômen são separadas com sucesso

Manaus/AM - As gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória, que nasceram unidas pelo tórax e abdômen (condição rara de tórax-onfalopagia) no dia 9 de abril na Maternidade Ana Braga, em Manaus, foram separadas com sucesso em uma delicada cirurgia realizada nesta terça-feira (13) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia (GO).
A jornada das gêmeas e de sua mãe, Elizandra da Costa, natural de Monte Alegre (PA), teve início no Amazonas. Desde o pré-natal, Elizandra recebeu acompanhamento multidisciplinar da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Após o nascimento das bebês, o Governo do Amazonas organizou toda a logística para o acompanhamento e a transferência das meninas para o centro de referência em Goiás.
A complexa cirurgia de separação, que durou cerca de cinco horas, foi conduzida pelo renomado cirurgião pediátrico Zacharias Calil. Segundo informações do hospital, o procedimento envolveu a separação do fígado compartilhado pelas irmãs e a reconstrução das paredes abdominais de cada uma.
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que a cirurgia precisou ser antecipada devido ao agravamento do quadro respiratório de Eliza, que passou a necessitar de ventilação mecânica, impactando a saúde cardíaca de Yasmin.
Após o sucesso da separação, Eliza e Yasmin foram encaminhadas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hecad, onde recebem cuidados pós-operatórios de uma equipe multidisciplinar.

ASSUNTOS: Amazonas