Compartilhe este texto

Fumaça volta a tomar conta do ar de Manaus e deixa 13 hospitalizados

Por Portal Do Holanda

01/10/2015 19h08 — em
Amazonas



Manaus/AM - Nove adultos e quatro crianças tiveram de receber atendimento médico por conta da fumaça que tomou conta de Manaus nesta quinta-feira, 1º. A capital amanheceu encoberta e o ar só voltou a ficar menos pesado após o final da manhã e durante a tarde. Já no fim de tarde, várias zonas voltaram a ficar sob a fumaça, com visibilidade dificultada.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o fenônemo é resultado da queima de vegetação em diversas regiões do Estado – baixo, médio e alto Solimões e Região Metropolitana, principalmente – agravada pelo verão intenso e a falta de ventos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que o fenônemo deve continuar ocorrendo nos próximos dias caso as queimadas persistam. O Climatempo informa que a fumaça vem de uma grande concentração de focos de fogo ao Sul de Manaus, e ventos de Sudoeste e Sul que predominaram durante a madrugada transportaram a fumaça para a cidade.  Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o SAMU vem recebendo um número de chamadas bem acima do normal por conta da situação.  

A médica Shadia Hauache Fraxe, especialista em Medicina de Família e Comunidade, explica que, além de degradar o meio ambiente, a fumaça das queimadas pode ocasionar e agravar doenças como rinite alérgica, falta de ar e bronquites, fazendo com que o paciente precise procurar um hospital ou pronto socorro para atendimento médico.  “A principal recomendação é que as pessoas não esqueçam de manter a hidratação durante todo o dia, consumindo muita água”, informa.
 


O prefeito Artur Neto afirmou que o Município está fazendo o possível para conscientizar a população quanto aos riscos dessa ação. “Queimar folhas ou lixo não é uma atitude recomendada e estamos alertando a população com ações educativas e também fiscalizatórias. Ao mesmo tempo, já recomendamos aos nossos agentes de limpeza pública que, além do lixo doméstico, também recolham os sacos com folhas, para que a população tenha alternativas práticas para evitar as queimadas”, destacou.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas