Fiocruz confirma casos de Encefalite Equina no Amazonas
Manaus/AM- A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou três casos de encefalite equina venezuelana em humanos na região do Alto Solimões, Amazonas. Esta é a primeira vez que o vírus, transmitido por mosquitos, foi detectado em moradores de Tabatinga, cidade na fronteira com a Colômbia e o Peru.
Os pacientes diagnosticados são dois homens e uma mulher. Segundo o virologista Felipe Gomes Naveca, do Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia), a descoberta alerta para a subnotificação da doença na região, que pode causar inflamação no cérebro e, em casos graves, deixar sequelas.
A confirmação foi feita por meio de testes genéticos, como parte do projeto FrontFever, que monitora doenças febris em áreas de fronteira. A Fiocruz já alertou as autoridades de saúde e o município de Tabatinga emitiu um alerta de risco.
Apesar da maioria dos casos apresentar sintomas leves, o monitoramento é crucial. "Nossos achados identificam o VEEV como uma causa subdiagnosticada de doença febril aguda na Amazônia brasileira”, afirmou Naveca.
ASSUNTOS: Amazonas