Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Detentos do Compaj emitem documentação

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária deu continuidade a emissão de documentação dos internos que cumprem pena no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj). Desta vez, foram emitidas 78 carteiras de identidades que, entre outras coisas, garante a participação dos presos em cursos de qualificação e demais atividades de socialização.

Os documentos foram emitidos em parceria com o Instituto de Identificação Anderson Conceição de Melo e são parte do projeto “Identidade Cidadã”, levado a unidade prisional por meio da gerência de reintegração social da Seap.  Para chegar ao processo de retirar o RG, antes, os internos emitiram a certidão de nascimento.

Um dos objetivos é fazer com que em breve os detentos consigam fazer o Cadastro de Pessoa Física e, posteriormente, tirem carteiras de trabalho. “A documentação é só uma ajuda para o futuro. Eles devem sair com todos os documentos para evitar constrangimentos lá fora e ajudar na caminhada em busca de novas oportunidades”, disse o secretário de estado responsável pela administração penitenciária, Louismar Bonates.
Além de pensar no futuro, a ideia é que com os documentos de identificação os internos possam receber certificação em cursos profissionalizantes que são levados para o sistema prisional. “Essas setenta e oito pessoas não podiam receber a certificação e nem solicitar outros documentos. A identificação é importante para que eles (os presos) se sintam parte da sociedade”, lembrou a gerente de reintegração Zuleide Nogueira.

Os próprios detentos manifestaram interesse em emitir os documentos, segundo Zuleide. “Eles se organizaram, fizeram lista de quantos precisavam e quantos queriam. Muitos relatam que perderam a documentação na hora da prisão outros nunca tiraram”, explicou.

O interno Fábio Alcântara foi um dos organizadores do movimento para solicitar o serviço na unidade. “Eu perdi quando fui preso e sempre pensava que queria tirar o restante dos documentos que preciso mas não tinha o básico, que é o RG”, disse Fábio. 

Servidores da Seap estão participando de um treinamento na Receita Federal para, em breve, emitir o CPF dos presos ainda como parte do projeto. 

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.