Compartilhe este texto

Amazonas é o terceiro da região amazônica a despejar esgoto sem tratamento

Por Portal Do Holanda

12/09/2023 11h09 — em
Amazonas


Foto: Portal do Holanda

Por Ana Celia Ossame, especial para Portal do Holanda

 

O Estado do Amazonas é o terceiro da Amazônia brasileira a despejar esgoto sem tratamento nas águas dos rios e igarapés.

Levantamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil revelou que, enquanto os nove estados que compõem essa região despejam o equivalente a 900 piscinas olímpicas de esgoto diariamente no ecossistema de maior biodiversidade do planeta, o Amazonas derrama cerca de 149 piscinas de esgoto que contaminam as águas.

Uma piscina olímpica tem 50 metros de comprimento por 25 metros de largura e em média, cabem dois milhões e quinhentos mil litros de água numa delas.

Composta por nove estados, a chamada Amazônia brasileira corresponde a cerca de 59% do território do país, é a maior reserva natural do mundo e um dos biomas essenciais para a sobrevivência da humanidade, isso porque detém a maior bacia hidrográfica e o maior rio em volume de água do planeta.

A Bacia Amazônica está em 64% do território brasileiro e representa 80% do total de água do país. O Rio Amazonas, que tem 6.992 quilômetros de extensão e recebe as águas de mais de 1.100 afluentes, é contaminado a partir dessa precariedade dos serviços de esgotamento sanitário.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, a região Norte do país tem apenas 14% dos habitantes atendidos com coleta de esgoto e somente 20,6% do esgoto gerado é tratado.

A Amazônia Brasileira é composta pelos estados do Amazonas, Pará, Acre, Roraima, Rondônia, Amapá, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Além dos prejuízos ao meio ambiente, a ausência dos serviços de coleta e tratamento de esgoto afetam diretamente a saúde da população, pois a água contaminada estimula a propagação de doenças associadas à falta de saneamento, como a diarreia, malária, esquistossomose, leptospirose, entre outras enfermidades.

O Trata Brasil divulga as informações presentes no Painel Saneamento Brasil que mostram que na região Norte ocorreram mais de 21 mil internações por doenças de veiculação hídrica, com incidência de 13,34 casos por 10 mil habitantes.

Águas de Manaus

Enquanto os municípios do interior do Amazonas são atendidos nessa área pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), a concessionária Águas de Manaus responde, desde 2018, pelos serviços de água e esgotamento sanitário da capital e informou que até o final deste ano Manaus terá um índice de 30% de rede coletoras de esgoto. 

Quando a empresa iniciou as operações, a cidade tinha 19% de cobertura e fez investimentos na construção e a modernização de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e a implantação de redes coletoras.  

A expansão dos serviços levou a concessionária a atuar em todas as zonas da cidade e fazer obras de expansão do sistema em áreas como conjunto Augusto Montenegro (Lírio do Vale), loteamento Campo Dourado (Cidade Nova), conjunto Vila real (Cidade Nova), Adrianópolis, Praça 14 de Janeiro, Cachoeirinha e Novo Aleixo.

A empresa destaca serviços de esgotamento numa área de palafitas em andamento como do Beco Nonato, no bairro da Cachoeirinha, cujo trabalho é pioneiro por considerar as características de cada uma das casas e as particularidades geográficas da cidade.

Há ainda planejamento para, nos próximos meses, anunciar um plano de expansão do esgotamento sanitário com uma série de obras como a implantação e ampliação de ETE na área da Ponta Negra e bairro Raiz.

De acordo ainda com a empresa, com esses investimentos, a cobertura de coleta e tratamento de esgoto deve chegar a 45% em 2025, e em 2033, à universalização do sistema, com 90% de alcance.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas