Compartilhe este texto

Aluno da rede municipal disputa Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa

Por Portal Do Holanda

17/05/2016 16h14 — em
Esportes



O aluno do 6º ano da Escola Municipal Arthur Engrácio, no Nova Floresta, zona Leste, Marlysson Henrique da Silva, 17 anos, vai representar o Amazonas no Campeonato Brasileiro de Inverno de Tênis de Mesa, que começa a ser disputado nesta terça-feira(17) na cidade de Fortaleza (CE). O paratleta da Seleção Amazonense da modalidade, que já foi bicampeão brasileiro escolar, está confiante em trazer mais medalhas para o Estado. 

Há três anos Marlysson, que é deficiente físico como consequência de paralisia infantil, treina diariamente com a seleção amazonense de tênis de mesa. O início dele como paratleta ocorreu em outra modalidade, o Xadrez, na escola Municipal Professor Themistocles Pinheiro Gadelha, onde estudava anteriormente. Ele conta que após ingressar na equipe de xadrez, os professores começaram a perceber sua habilidade em outros esportes, incentivando-o a treinar tênis de mesa.

Desde então, o adolescente vem se destacando na categoria, acumulando aproximadamente dez títulos importantes no esporte. Ele é atualmente bicampeão brasileiro escolar, vencendo o campeonato nos anos de 2014 e 2015, disputando partidas com adolescentes entre 15 e 18 anos.

Animado com mais uma disputa nacional, Marlysson ressalta que o esporte trouxe uma série de melhorias para sua saúde. “Desde que eu comecei a treinar tênis de mesa, a minha coordenação motora, o meu equilíbrio e a minha fala apresentaram uma melhora muito grande e eu sei que o esporte auxiliou nisso”, comemora.

A determinação e o exemplo do atleta -  que estuda pela manhã e treina à tarde e à noite - acabaram incentivando os quatro irmãos mais novos a também começar a praticar o esporte.

 

 

Marlysson também é ambicioso em suas metas dentro do esporte. “Quero, a partir do ano que vem, começar a me preparar para conseguir uma vaga na Seleção Brasileira de Tênis de Mesa. Depois das Olimpíadas e Paraolimpíadas, ele vão começar a renovar a equipe e acredito que tenho chances. Quero poder jogar e viajar pelo mundo”, diz, empolgado. Ele também tem planos de cursar faculdade de Educação Física assim que terminar o Ensino Médio.

Para participar do torneio, professores e colegas de escola promoveram vários eventos de arrecadação de fundos para custear as passagens e hospedagem do adolescente em Fortaleza. A Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II também contribuiu conseguindo um patrocinador para doar o tênis e a mochila que ele levará para a competição.

“O Marlysson é aquele tipo de aluno que nos motiva a buscar apoio e essa determinação dele acaba contagiando todos em volta. Aqueles que não possuem nenhuma deficiência passam a se espelhar nele e veem que são capazes”, ressalta a professora de Educação Física da Escola Arthur Engrácio, Jéssica de Souza Santiago.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alunos, atletas, esportes, tênis de mesa, Esportes

+ Esportes