Fiscalização em postos flagra irregularidades em preço e lacre de bomba

Por Portal do Holanda

24/05/2019 14h14 — em Amazonas

Foto: Divulgação

A presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputada Joana D’Arc (PR), acompanhada de mais quatro deputados, fizeram blitz em postos de combustíveis da cidade a fim registrar eventuais irregularidades na relação com o consumidor ou abuso nos preços praticados.

Conforme Joana D’Arc, esta é a segunda fase dos trabalhos da CPI, a fiscalização in loco, e objetiva apurar “questão de preço, o que é abusivo ao consumidor.” A parlamentar garantiu que a blitz estava sendo bem sucedida, pois, nos dois postos até então fiscalizados havia sido possível obter informações e verificar questões que tornavam passível a notificação e autuação.

No primeiro posto foi identificada diferença na placa com o preço de combustível e o preço efetivamente marcado na bomba, enquanto no segundo posto uma das bombas não tinha lacre.

Joana D’Arc explicou que o objetivo, nesta sexta-feira, 24, era fiscalizar pelo menos 30 postos na capital, em trabalho conjunto com o Procon-AM, ANP e Ipen-Inmetro.

Na segunda-feira, dia 27, os deputados devem se deslocar até Parintins para realizar o mesmo trabalho. A presidente afirmou que o objetivo da CPI é entender como funciona a composição de preços e identificar possível alinhamento de preços e a possibilidade de ocorrência de cartel.

Também participaram da blitz os deputados Fausto Jr (PV), Álvaro Campelo (PP), Abdala Fraxe (Podemos) e a deputada Alessandra Campelo (MDB).


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Amazonas