Pianista Álvaro Siviero participa de concerto e recital de piano no Teatro Amazonas

Por Portal do Holanda

17/10/2016 15h42 — em Agenda Cultural

Como parte das comemorações do seu aniversário de 120 anos e honrando a tradição de receber em seu palco grandes nomes da música erudita brasileira, o Teatro Amazonas recebe, nos dias 18 e 19 de outubro, terça-feira e quarta-feira, a partir das 20h, o pianista paulistano Álvaro Siviero, em dois concertos especiais realizados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

No concerto desta terça-feira (18), Siviero se junta à Orquestra de Câmara do Amazonas, que, sob a regência do maestro Marcelo de Jesus, executa o Concerto para Piano e Orquestra em Lá Maior, K. 414, de Wolfgang Amadeus Mozart, em três movimentos: Allegro, Andante e Allegretto.

Já na quarta-feira, dia 19, o pianista participa de um recital solo, onde executa peças de grandes nomes da música, como a Polonaise Op. 53 em Lá Bemol Maior, “Heroica”, de Fredéric Chopin; São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas, de Franz Liszt; a Dança Húngara No. 5, de Johannes Brahms; e o Prelúdio Op. 23 no. 5 em Sol Menor, de Sergei Rachimaninov.

Para o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, a participação do pianista Álvaro Siviero nas comemorações dos 120 anos do Teatro Amazonas, abrilhanta ainda mais o aniversário do principal cartão-postal de Manaus. “Álvaro Siviero é um pianista internacionalmente conhecido por um talento singular, que já fez um recital até para o Papa Bento XVI na sua visita ao Brasil! É um prazer para nós recebê-lo, e quem comparecer ao Teatro Amazonas para vê-lo, não se arrependerá”, afirma.

 

O pianista

O paulistano Álvaro Siviero acumula passagens por diversos países, como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Polônia e outros. Já se apresentou, como solista, com diversas orquestras europeias, como a Orquestra Acadêmica de Madrid, a Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga, a Orquestra de Câmara de Budapeste e a Sinfonia Rotterdam.

Além da carreira de recitalista e camerista, Siviero também já atuou como solista de várias orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra Sinfônica de Brasília, a Orquestra Sinfônica de Goiânia e a Orquestra de Câmara do Amazonas.

Em maio de 2007, realizou um recital particular para o Papa Bento XVI em Aparecida, São Paulo, quando o pontífice esteve no Brasil. Em abril de 2011, na cidade de Maiorca, Espanha, realizou o recital oficial de reabertura de uma das residências de Chopin na Cartoixa de Valldemossa. Recebeu a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes em fevereiro deste ano, como reconhecimento pelos serviços prestados na área cultural.

+ Agenda Cultural