Especialista do Inpa fala sobre a floresta amazônica em evento nesta quinta

Manaus/AM - Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), a editora Valer promove o projeto “Roda de Conversa”, que abordará o tema “A floresta Amazônica”. O convidado especial é o engenheiro florestal e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Niro Higuchi, referência internacional em manejo e conservação florestal. O evento será realizado às 10h, no salão da Valer Teatro, no Largo São Sebastião, Centro Histórico de Manaus, com entrada gratuita.
Com mais de 40 anos dedicados às pesquisas sobre a floresta amazônica, Higuchi defende a necessidade de proteção e estudos aprofundados sobre o bioma, alertando para os riscos do desequilíbrio climático. Para a coordenadora do projeto, professora doutora Neiza Teixeira, a presença do pesquisador, que integrou o Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, representa um marco para o debate público sobre o tema.
Além de sua trajetória no Inpa, Niro Higuchi liderou projetos bilaterais entre Brasil e Japão, como o Projeto Jacarandá e o Projeto Dinâmica do Carbono da Floresta Amazônica, que fortaleceram a cooperação científica entre os dois países. Em 2023, ele foi condecorado pelo governo japonês com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço, em reconhecimento às suas contribuições para a promoção da amizade Brasil-Japão e à sua destacada atuação na área ambiental.
Natural de Jacarezinho (PR), Higuchi é engenheiro florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com doutorado na Michigan State University e pós-doutorado na Universidade de Oxford. Pesquisador do Inpa desde 1980, é líder do Laboratório de Manejo Florestal e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais. Além disso, integra a Academia Nacional de Engenharia e a Academia Brasileira de Ciências.

ASSUNTOS: Agenda Cultural