Compartilhe este texto

Primeiro abatedouro de jacaré é certificado no Amazonas

Por Portal Do Holanda

03/12/2019 9h23 — em
Amazonas


Foto: Reprodução/TV Rio Sul

Manaus - Visando o abate e o beneficiamento de jacarés no Amazonas, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) certificou, no último domingo (1º), no município de Uarini, o primeiro estabelecimento de abate e entreposto de pescado para a comercialização de jacarés com Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

A Empresa Plantar está localizada no Paraná do Jarauá, a uma distância de 30 metros da Comunidade São Raimundo do Jarauá, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, uma Unidade de Conservação (UC), da zona rural do município de Uarini. A empresa tem a autorização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Sistema Sepror.

Regulamento 

Atualmente, o manejo comercial de jacarés no Amazonas está regulamentado pela resolução nº 08 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam), de 27 de junho de 2011, que estabelece procedimentos técnicos para o manejo de jacaré oriundos de Unidades de Conservação de Uso Sustentável do Estado do Amazonas (UCs), e pela Instrução Normativa (IN) nº 001/2011 Sepror, de 29 de junho de 2011, que estabelece normas para o abate e processamento de carne de jacarés oriundas de programas de manejo extrativista em UCs, no Estado.

“Eu venho trabalhando com manejo de jacaré há uns 15 anos. E o nosso sonho era criar uma estrutura que seguisse os protocolos e as necessidades sanitárias para poder garantir um produto de qualidade oriundos de manejo de animais silvestres. O mais relevante dessa planta é que nós estamos em um trabalho de equipe e estamos blindando uma estrutura, que vai favorecer essa nova cadeia produtiva e as nossas comunidades beneficiárias”, comentou o pesquisador do Instituto Mamirauá, Robinson Botero,

Sobre o abatedouro

O estabelecimento terá a capacidade de produzir mais de 200 quilos de carne de jacaré, equivalendo aproximadamente ao abate de 30 jacarés por dia. Serão comercializadas carcaças inteiras frescas e cortes, sobrecoxas e coxas, caldas, costelas e dorsos. Além disso, a pele será comercializada para industrialização.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: abatedouro jacaré, Adaf, economia Amazonas, governo do amazonas, Setrab, Amazonas

+ Amazonas