Sinal é detectado em busca de submarino que desapareceu em novembro de 2017
O ministro da Defesa argentino, Oscar Aguad, disse em uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (21), que um importante sinal foi detectado na área onde estão concentradas as buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que desapareceu em 15 de novembro de 2017.
Segundo o G1 SP, o sinal foi detectado nas últimas horas pela empresa norte-americana Ocean Infinity, contratada pelo governo argentino no mês passado.
"Tomara que seja o submarino. Mas são contatos, tivemos vários já com o Ocean Infinity, e até agora não conseguimos encontrar o submarino. Mas seguimos com boas expectativas", disse o ministro, que contou ainda sobre os próximo passos: “Uma vez que detectam um objeto importante, se baixa um ROV, outro elemento teleguiado de busca, que faz vídeos e fotos de muito melhor resolução, e neste momento é o que estão baixando a 280 metros, onde se encontrou esse objeto. E outro objeto que se encontrou ontem, um pouco mais profundo. Tudo vai ser feito hoje".
A embarcação desapareceu entre Ushuaia (extremo sul) e Mar del Plata, 400 km ao sul da capital argentina, com 44 tripulantes a bordo. No último contato, o subcomandante afirmou que a embarcação apresentava um curto-circuito no sistema de baterias. Segundo a Marinha, a tripulação teria comida e oxigênio para mais dois dias.
ASSUNTOS: 44 tripulantes, argentina, submarino desaparecido, Mundo