‘A excêntrica família de Clowns’ se apresenta na 10ª Mostra de Teatro do Amazonas

O Les Artistes Café Teatro recebe, nesta sexta-feira, 6, às 10h, a peça teatral "A excêntrica família de Clowns", da Companhia Língua de Trapo. A entrada é gratuita e a classificação é livre. O espetáculo retrata o cotidiano de uma família de palhaços, fazendo uma crítica ao tradicionalismo das famílias comuns. A mostra é promovida pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), que teve projeto contemplado no Edital de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).
A peça enfatiza o cômico e a ironia dentro de uma família, tendo como foco principal o palhaço. Utilizando-se da linguagem clownesca, o espetáculo carrega três conceitos: o grotesco, bufão e o clown, a partir da técnica de grammelot, que se baseia na sátira para criar discursos a partir de elementos onomatopeicos, sem necessariamente pronunciar qualquer palavra. Por isso, os atores carregam nas expressões corporais e faciais.
Quem assina a direção é o amazonense Hely Pinto, que este ano completa 23 anos de teatro, juntamente com a Companhia de Teatro Língua de Trapo, que completa 16. O grupo já participou de diversos festivais de teatro, sendo premiado no “Festival de Teatro da Amazônia” e no “Breves Cenas”, com o espetáculo “Le solo Palhaço”.
O contexto político também é abordado dentro do espetáculo assim como o lado social. “Foi feito um roteiro e são vários quadros que se encaixam, retratando comportamento humano dentro de uma família. Acho que por isso as pessoas vão se identificar bastante com o espetáculo” ressalta o diretor.
ASSUNTOS: 10ª Mostra de Teatro do Amazonas, companhia lingua de trapo, familia de clowns, Manaus, Agenda Cultural