Compartilhe este texto

‘Não estamos invulneráveis’ a ataques terroristas, diz ministro da Defesa

Por Agência O Globo

25/07/2016 22h52 — em
Rio de Janeiro



SÃO PAULO — "Não estamos invulneráveis", afirmou o ministro da Defesa Raul Jungmann sobre o risco de um atentado terrorista no Brasil. Em entrevista ao programa Roda Viva nesta segunda-feira à noite, o ministro disse que o Brasil se preparou para tentar minimizar o risco durante a Olimpíada Rio 2016, mas disse que será necessário criar uma agência específica no combate ao terror no país.

—Se você me perguntar se estamos invulneráveis. Não (estamos invulneráveis). Ninguém hoje no mundo está invulnerável a isso — afirmou Jungmann, completando: — Eu cito a frase do primeiro ministro francês: "A França vai ter que conviver com isso". Não só a França. Todos nós vamos ter que conviver com essa realidade difusa.

Jungmann admitiu que um dos problemas no país hoje ainda são as fronteiras terrestres, mas que isso não vai impactar nos Jogos. Segundo o ministro, os mais de 80 mil homens deslocados para garantir a segurança da Olimpíada criaram um cinturão de segurança:

— Uma coisa é o problema nas fronteiras. Outra coisa é conseguir se infiltrar dentro dos Jogos — afirmou.

O ministro disse que se houver necessidade reais, um grupo formado pelas forças de segurança pode determinar o cancelamento de alguma competição olímpica. Ele afirmou que teremos os primeiros cinco dias de Olimpíada Rio 2016 serão de crise, mas que depois os jogos vão ocorrer normalmente:

— Espero que não seja necessário distribuir ‘cangurizinhos’ para todo mundo — disse ironizando o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que respondeu que daria um canguru para a delegação da Austrália para melhorar o humor do grupo após problemas de infraestrutura nos alojamentos da Vila Olímpica.

Jungmann voltou a defender a prisão preventiva dos 12 suspeitos de participarem de uma célula do Estado Islâmico no Brasil e rebateu as críticas de que a prisão tenha sido feita sem provas reais.

— Eles cruzaram a linha vermelha da simpatia para o ato preparatório. - afirmou: — É a primeira vez em anos que sofremos uma ameaça real de um entidade externa. Isso é preocupante.

O ministro minimizou supostas rugas dentro do Governo Federal por conta do comportamento do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, durante a Operação Hashtag. Ele também contemporizou posições opostas entre a Abin e a Polícia Federal sobre o momento certo de prender os suspeitos.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro