Compartilhe este texto

Após tragédia na Região Serrana, 4.205 casas foram entregues

Por Agência O Globo

11/01/2018 21h01 — em
Rio de Janeiro



RIO - O governador Luiz Fernando Pezão disse ontem que o estado tem atuado na Região Serrana desde a tragédia, em 2011, cumprindo todas as metas. Segundo ele, foram entregues 4.205 unidades habitacionais em Nova Friburgo (2.337), Teresópolis (1.600), Bom Jardim (208), Petrópolis (50) e São José do Vale do Rio Preto (10). Pezão disse ainda que em 2018 serão entregues mais 167 casas em Areal (153) e Bom Jardim (14) e que a construção de outras 488 unidades estão previstas, mas ainda depende de licitação.

— É muito difícil encontrar um terreno plano em Petrópolis, Teresópolis e Friburgo. Tudo que nós nos comprometemos, nós fizemos. É um região difícil, mas tudo que estava ao nosso alcance foi feito. Até mais do que tínhamos prometido. Fizemos casas, 90 pontes. Refizemos encostas — afirmou o governador.

Como O GLOBO mostrou ontem, sete anos depois de a Região Serrana ter sido cenário do maior desastre natural da história do país, que deixou 918 mortos e 99 desaparecidos, famílias inteiras ainda vivem em áreas de risco. Um levantamento revela que 171,8 mil pessoas ocupam casas que podem ser atingidas por quedas de barreiras, deslizamentos de terra ou enchentes nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Bom Jardim. O número corresponde a 23% do total de habitantes das quatro cidades.

Para o governador, a culpa não é sua se as pessoas estão voltando para casas condenadas.

— Isso precisa ser controlado pelos prefeitos. Arranja um terreno plano na Região Serrana. É difícil. Não tem. E mesmo assim construímos 4.200 casas, de um total de 4.500 que prometemos. É quase 90% — disse Pezão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Rio de Janeiro

+ Rio de Janeiro