Compartilhe este texto

Moradores de São Paulo recebem alerta de terremoto de sistema do Google; Defesa Civil nega ocorrência

Por Folha de São Paulo

14/02/2025 16h00 — em
Variedades



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Moradores de São Paulo receberam na madrugada desta sexta-feira (14) um alerta de terremoto com magnitude 5,5. O alerta, recebido por celulares do sistema Android, afirma que abalos secundários são comuns e dá dicas de segurança.

A Defesa Civil informou que o alerta não partiu do Centro de Gerenciamento de Emergências do estado e pode ter sido emitido por algum serviço exclusivo do Google.

"Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado", diz nota da Defesa Civil.

Segundo o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), não foi registrado nenhum terremoto no estado nesta madrugada.

A Rede Sismográfica Brasileira, coordenada pelo Observatório Nacional, bem como instituições internacionais de monitoramento, não detectaram nenhum evento sísmico na costa brasileira nesse período.

"Um terremoto com magnitude superior a 4 ou 5 seria prontamente detectado por estações sismográficas no Brasil e em redes internacionais. Portanto, esse aviso não é verdadeiro", diz Sergio Fontes, pesquisador do Observatório Nacional. "O sistema do android do Google se baseia no acelerômetro dos celulares para captar indícios de tremores, mas parece que a calibração para o Brasil pode não estar ajustada corretamente, o que pode resultar em alertas incorretos."

Ao tocar na notificação, os usuários foram levados a instruções do Google sobre terremotos, com um destaque de alerta no litoral de São Paulo.

O Google não explicou o motivo de o alerta ter sido enviado aos usuários do sistema Android.

Em julho do ano passado, moradores de vários bairros de São Paulo sentiram tremores como consequência de um terremoto que atingiu a região de San Pedro do Atacama, no Chile.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades