Moradores de São Paulo recebem alerta de terremoto de sistema do Google; Defesa Civil nega ocorrência
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Moradores de São Paulo receberam na madrugada desta sexta-feira (14) um alerta de terremoto com magnitude 5,5. O alerta, recebido por celulares do sistema Android, afirma que abalos secundários são comuns e dá dicas de segurança.
A Defesa Civil informou que o alerta não partiu do Centro de Gerenciamento de Emergências do estado e pode ter sido emitido por algum serviço exclusivo do Google.
"Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado", diz nota da Defesa Civil.
Segundo o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), não foi registrado nenhum terremoto no estado nesta madrugada.
A Rede Sismográfica Brasileira, coordenada pelo Observatório Nacional, bem como instituições internacionais de monitoramento, não detectaram nenhum evento sísmico na costa brasileira nesse período.
"Um terremoto com magnitude superior a 4 ou 5 seria prontamente detectado por estações sismográficas no Brasil e em redes internacionais. Portanto, esse aviso não é verdadeiro", diz Sergio Fontes, pesquisador do Observatório Nacional. "O sistema do android do Google se baseia no acelerômetro dos celulares para captar indícios de tremores, mas parece que a calibração para o Brasil pode não estar ajustada corretamente, o que pode resultar em alertas incorretos."
Ao tocar na notificação, os usuários foram levados a instruções do Google sobre terremotos, com um destaque de alerta no litoral de São Paulo.
O Google não explicou o motivo de o alerta ter sido enviado aos usuários do sistema Android.
Em julho do ano passado, moradores de vários bairros de São Paulo sentiram tremores como consequência de um terremoto que atingiu a região de San Pedro do Atacama, no Chile.

ASSUNTOS: Variedades