Compartilhe este texto

Conheça a origem do Dia das Mães Moderno

Por Portal Do Holanda

09/05/2024 16h11 — em
Variedades


Foto: Reprodução Pexels

O Dia das Mães tem uma história interessante que remonta a diferentes culturas e tradições ao longo do tempo. Sua criação, como o conhecemos hoje, está associada principalmente aos esforços de uma mulher chamada Anna Jarvis nos Estados Unidos, no início do século XX.

Anna Jarvis perdeu sua mãe em 1905 e, em homenagem a ela, começou a trabalhar incansavelmente para criar um dia especial dedicado às mães. Sua visão era ter um dia em que as pessoas pudessem expressar amor, gratidão e apreciação por suas mães.

Jarvis organizou o primeiro Dia das Mães oficial em 10 de maio de 1908, com uma cerimônia na Igreja Metodista de Grafton, na Virgínia Ocidental, onde sua mãe costumava frequentar. Essa celebração ganhou rapidamente popularidade e se espalhou para outras partes dos Estados Unidos.

Em 1914, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, oficializou o Dia das Mães como um feriado nacional, designando o segundo domingo de maio como a data oficial de comemoração. A partir daí, o Dia das Mães se tornou uma tradição estabelecida em muitos países ao redor do mundo.

Embora a iniciativa de Anna Jarvis tenha sido inicialmente para um dia de homenagem pessoal e familiar, o Dia das Mães evoluiu para uma celebração mais ampla, onde as mães são reconhecidas por seu papel crucial na sociedade e recebem demonstrações de amor e carinho de familiares e amigos.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Variedades

+ Variedades