Compartilhe este texto

Rover chinês encontra novas evidências de que Marte já teve água

Por Portal do Holanda

13/05/2022 11h29 — em
Tecnologia


Foto: Pixabay

O rover Zhurong enviou dados sobre as características sedimentares e minerais de uma vasta planície sul no hemisfério norte de Marte, conhecida como Planície Utopia.

De acordo com as descobertas do Centro Nacional de Ciências Espaciais da China, “minerais hidratados podem ser explorados em futuras missões tripuladas a Marte”.

O estudo, publicado na revista Science Advances, revela a presença de água líquida em uma grande bacia de impacto durante a Era Amazônica, a era geológica mais recente em Marte, e soma outras evidências de que a presença desse material persistiu durante um tempo, mais do que se pensava anteriormente."

O estudo aponta para o potencial do local para armazenar água na forma de minerais hidratados e gelo superficial.

A China já publicou outra pesquisa em março sugerindo que a área onde a espaçonave Zhurong pousará em maio de 2021 pode ter sido erodida pelo vento ou pela água no passado.

O rover faz parte da missão Tianwen-1, que também inclui uma espaçonave em órbita e um módulo de pouso.

Tianwen-1 é a primeira missão de exploração de Marte da China, com o objetivo de encontrar mais evidências da existência de água ou gelo em Marte e estudar a composição do material ou características climáticas da superfície marciana.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Tecnologia

+ Tecnologia