Compartilhe este texto

Especialistas explicam porque os olhos brilham quando estamos felizes

Por Portal do Holanda

06/06/2022 10h39 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução/Pixabay

Os olhos entregam sentimentos como alegria e satisfação, não é apenas linguagem poética. Quando estamos muito felizes, o olhar fica realmente diferente, pois o brilho serve para auxiliar a expressão e para acessarmos emoções, é o que explica o neurocientista Fernando Gomes, do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

O brilho acontece quando se alinha a ativação cerebral com a motivação interna, de acordo com o neurocientista Fernando Gomes, é como se o circuito cerebral do prazer se conectasse à tarefa que está sendo executada.

"O olhar é mais vinculado pelo sistema límbico, que é a parte emocional do cérebro. Quando se gosta muito de uma atividade, no momento da execução, vem naturalmente um brilho no olhar. Quando há a possibilidade de fazer algo que se gosta, há esse brilho, sim", disse Gomes ao Uol.

A ativação do sistema nervoso autônomo propicia a lubrificação dos olhos com a lágrima, por isso se dá o brilho no olhar. Além da dopamina, o cérebro reage liberando serotonina e adrenalina. "Os olhos e a comunicação facial revelam 100% do que uma pessoa sente. As palavras ditas nem sempre são exatamente o que querem dizer, mas os olhos e a expressão facial não conseguem mentir", explicou o neurocientista.



O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar