Compartilhe este texto

Cola cirúrgica biomimética pode eliminar cicatrizes

Por Portal Do Holanda

27/09/2015 3h55 — em
Saúde e Bem-estar



Inspirados na natureza - mais especificamente nos mexilhões - cientistas coreanos desenvolveram um novo hidrogel adesivo ativado por uma luz azul.

O resultado é uma cola cirúrgica inovadora, batizada de Lamba, capaz não só de fechar um ferimento aberto em menos de 60 segundos, como também de facilitar efetivamente o processo de cura, que ocorre sem inflamação e sem cicatrizes.

A nova cola cirúrgica atóxica - ela é essencialmente uma proteína - sela instantaneamente as feridas abertas, em hemorragia, assim que é iluminada.

A fotoativação permite uma aplicação cuidadosa, sem que a cola comece a grudar cedo demais e atrapalhe o procedimento.

  Bioadesivo

O bioadesivo, criado por Eun Jeon e Hyung Cha, Universidade de Ciência e Tecnologia Pohang, funciona nos mesmos princípios usados pelos mexilhões para se fixar em superfícies submersas - eles segregam a proteína, que cola por meio de uma reação fotoquímica usando a porção azul da luz natural.

Quando a luz azul incide sobre o gel, ocorre uma reação de foto-oxidação que transforma a proteína tirosina em ditirosina, que possui ligações cruzadas, aumentando a estabilidade estrutural e as propriedades adesivas.

Em testes realizados em animais de laboratório, a nova cola superou todas as colas cirúrgicas existentes, segundo os pesquisadores, não apenas na rapidez da colagem, mas também na ausência de cicatrizes.

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar