Compartilhe este texto

Moraes diz que Bolsonaro iria acabar com independência do Judiciário em segundo mandato

Por Folha de São Paulo

09/09/2025 12h45 — em
Política



BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixou o país no fim de dezembro de 2022, mas a organização criminosa continuou atuando no Brasil na coordenação dos ataques de 8 de janeiro.

Segundo Moraes, a depredação das sedes dos Poderes teve o mesmo objetivo desde o início do cometimento dos crimes, ainda em julho de 2021.

"[Bolsonaro] pretendia duas coisas durante todo o mandato: a extinção do Estado democrático de Direito, com o apequenamento e a extinção da independência do Poder Judiciário, para governar sem pesos e contrapesos, à margem da Constituição. E depois atos executórios para se perpetuar no poder: se perdesse, golpe de Estado; se ganhasse, iria acabar com a independência do Poder Judiciário no próximo mandato. Isso é muito claro em todos os documentos e na sequência do iter criminis", afirmou.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política