Ministros elegem Edson Fachin e Alexandre de Moraes para o comando do STF
O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quarta-feira, sua nova cúpula diretiva para os próximos dois anos. Em uma eleição simbólica, o ministro Edson Fachin foi escolhido para presidir a Corte, enquanto Alexandre de Moraes assumirá a vice-presidência. A posse dos dois está marcada para 29 de setembro.
Os ministros receberam 10 votos cada, com a abstenção do próprio candidato, conforme a tradição. O novo comando do STF segue a praxe da Corte de eleger o ministro mais antigo que ainda não ocupou o cargo. Fachin, que já é o atual vice-presidente, assume agora a cadeira de Luís Roberto Barroso. Já Moraes, o próximo na lista de antiguidade, ocupará a vice-presidência.
Edson Fachin é ministro do STF desde junho de 2015. Ele é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui pós-doutorado no Canadá e é autor de diversos livros e artigos jurídicos.
Alexandre de Moraes, por sua vez, foi indicado ao STF em 2017. Antes, atuou como secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo e ministro da Justiça.
O atual presidente, Luís Roberto Barroso, parabenizou Fachin, afirmando que é uma "sorte do país" poder contar com a "qualidade moral e intelectual" do sucessor neste momento.
ASSUNTOS: Política