Compartilhe este texto

Dilma exibe na China 'mapa-múndi invertido' do IBGE, alvo de críticas nas redes sociais

Por Estadão Conteúdo (Agência Estado)

13/05/2025 15h56 — em
Política



A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) exibiu nesta terça-feira, 13, o novo "mapa-múndi invertido" do IBGE num evento na China. Desde o lançamento, o mapa gera polêmica nas redes sociais por conta da inversão dos pontos cardeais. Diferente das reproduções tradicionais, a versão do IBGE mostra o Sul na parte superior e o Brasil no centro.

À frente do Banco dos Brics desde 2023, Dilma exibiu o "mapa-múndi invertido" acompanhado do presidente do IBGE, Marcio Pochmann. A reprodução cartográfica chegou a ser apresentada ao primeiro-ministro da China, Li Qiang, num encontro diplomático entre o gigante asiático e o Brasil.

Pochmann afirmou, no X, que "o novo mapa-múndi do IBGE tanto expõe outra representação do planeta Terra como mobiliza lideranças do Sul Global". Antes disso, ele já havia dito que a versão "alcançou êxito instantâneo". Parte da esquerda defende a inversão, argumentando que o mapa prioriza os países emergentes.

O lançamento de um "mapa de ponta-cabeça" acendeu uma nova crise no IBGE. Como mostrou o Estadão/Broadcast, a nova versão foi alvo de críticas de técnicos do instituto. Em janeiro deste ano, servidores do IBGE divulgaram um manifesto contra a gestão Marcio Pochmann, acusando o economista de prejudicar o trabalho do órgão.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Política

+ Política