Caminhoneiro é preso com 700 kg de drogas avaliados em R$ 40 milhões na Ceasa
Manaus/AM - Pedro Rodrigues de Souza, 51 anos, foi preso ao ser flagrado com 700 quilos de cocaína, avaliados em mais de R$ 40 milhões, no bairro Vila Buriti, na região do Porto da Ceasa, zona sul de Manaus.
A prisão ocorreu no último dia (7), durante um minucioso trabalho investigativo que envolveu a equipe do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), que estava monitorando Pedro após receber denúncias sobre o transporte da droga.
"Essa ação, ela foi resultado de três meses de investigação que passamos a monitorar Nós identificamos o caminhão responsável por esse transporte e passamos a monitorá-lo. No dia 7 de agosto, por volta das 6 horas da manhã, ao desembarcar do Porto da Ceasa, nós o abordamos", afirma a delegada Isabely Souza.
A carga já tinha passado por cidades do interior e chamou a atenção pela enorme quantidade de entorpecentes.
"São 700 kg de cocaína, uma droga precificada em aproximadamente 40 milhões de reais, no valor de mercado alto. A droga, após as investigações, foi monitorado que ela viria dessa região ali do Alto Solimões e seria levada até o Careiro Castanho, onde houve o transbordo das embarcações para esse caminhão. Esse caminhão retornava para a cidade de Manaus, onde foi abordada ali próximo à Ceasa", destaca o delegado Bruno Fraga.
O delegado afirma ainda que o destino final de grande parte da droga era a Europa, mas certa quantidade ficaria no Brasil e seria distribuída para estados nordestinos. Ele explicou em detalhes a logística planejada pelo suspeito e os comparsas, que ainda não foram identificados.
"De Manaus ele seria embarcado novamente para cidade de Belém e de Belém iria para uma das cidades do Nordeste aonde essa droga seria escoada para Europa. Então, ela iria até o Porto de Recife, de onde fariam esse carregamento para países na Europa. Uma operação exitosa do Departamento de Repressão ao Crime Organizado. Esse tipo de apreensão acaba desaguando numa nova modalidade que vocês já presenciaram a Polícia Civil atuando, que agora é entrada de drogas sintéticas aqui no nosso estado, que também está sendo reprimida principalmente pelas investigações do Departamento de Narcóticos, o DENARC".
No momento em que Pedro foi interceptado, ele não resistiu e foi conduzido imediatamente para a delegacia. Pedro vai responder por tráfico e as investigações devem continuar para identificar outros suspeitos de participação no esquema. Toda a droga apreendida será incinerada pela polícia.
Bastidores da Política
O caso Benício e o poder do 'Fantástico' sobre a Polícia, a política e o Judiciário
ASSUNTOS: Policial