Compartilhe este texto

Drags causam polêmica com paródia de "A Última Ceia" na abertura das Olimpíadas

Por Portal Do Holanda

26/07/2024 19h33 — em
Olimpíadas 2024 em Paris


Foto: Reprodução/X The Olympic Games

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, realizada nesta sexta-feira (26), foi marcada por uma performance polêmica que gerou críticas e debates nas redes sociais. Drag queens desfilaram em uma paródia do famoso quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, mas acabou sendo considerada desrespeitosa aos valores cristãos.

A performance, que centralizou a figura de Baco, o deus do vinho na mitologia romana, foi realizada ao longo das margens do rio Sena. Um artista pintado de azul, adornado com flores e cercado por performers, representou Baco em uma cena que buscou celebrar a diversidade cultural e a inclusão de diferentes identidades e expressões artísticas.

A representação da obra, que foi pintada por Leonardo da Vinci entre 1495 e 1498 retrata o episódio bíblico em que Jesus faz sua última refeição com seus discípulos antes de ser preso e crucificado. Mas, muitos condenaram a escolha do tema como sendo insensível e provocativa.

Apesar das críticas, alguns elogiaram a apresentação como ousada na representação da diversidade e da liberdade de expressão artística.

A obra original de “A Última Ceia” está localizada no refeitório da igreja Santa Maria delle Grazie em Milão, Itália, e é considerada uma das maiores obras-primas da arte renascentista.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Olimpíadas 2024 em Paris

+ Olimpíadas 2024 em Paris