Início Olimpíadas 2024 em Paris Italiana será primeira atleta trans da história das Paralimpíadas
Olimpíadas 2024 em Paris

Italiana será primeira atleta trans da história das Paralimpíadas

Italiana será primeira atleta trans da história das Paralimpíadas
Italiana será primeira atleta trans da história das Paralimpíadas

A italiana Valentina Petrillo fará história como a primeira atleta trans a competir nas Paralimpíadas. Aos 50 anos, Petrillo vai participar das provas de 200 e 400 metros na categoria T12, voltada para deficientes visuais. Após concluir sua transição em 2019, Valentina foi aprovada pelo Comitê Paralímpico Internacional e pela Federação Internacional de Atletismo Paralímpico para competir nos Jogos de Paris 2024.

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Andrew Parsons, expressou a satisfação da organização com a participação de Valentina em Paris e ressaltou que estão preparados para enfrentar possíveis críticas. Ele também destacou a importância da inclusão e dos padrões para atletas trans no esporte.

Antes de sua transição, Valentina teve uma carreira de sucesso competindo no masculino, conquistando 11 títulos nacionais italianos. Após sua transição, a atleta quase conseguiu a classificação para as Paralimpíadas de Tóquio, realizadas em 2021. Em 2023, Valentina conquistou a medalha de bronze em ambas as provas que disputou no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico.

Siga-nos no

Google News
Quer receber todo final de noite um resumo das notícias do dia?