Juiz que apitou derrota de Bia Ferreira em Paris é afastado; saiba motivo
Dois árbitros de boxe nas Olimpíadas de Paris foram afastados por suspeita de corrupção. De acordo com o jornal britânico The Times, os árbitros do Cazaquistão, que supervisionaram mais de cinquenta lutas durante os Jogos, foram removidos do quadro de arbitragem antes do término das competições.
Yermek Suiyenish, um dos árbitros envolvidos, foi responsável pela arbitragem da luta da brasileira Bia Ferreira na semifinal, na qual a medalhista de bronze foi derrotada pela irlandesa Kellie Harrington e não avançou para a final.
Ainda conforme a imprensa britânica, Alisher Altayev e Yermek Suiyenish foram afastados no dia 4 de agosto, tendo arbitrado 25 e 21 lutas em Paris, respectivamente.
O The Times revelou que um relatório anterior aos Jogos havia identificado Altayev com um "alto risco" de corrupção e Suiyenish com "risco médio". Esse relatório foi enviado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) antes da competição, mas os árbitros continuaram a supervisionar diversas lutas.
Além de Altayev e Suiyenish, investigações indicam que mais nove árbitros de boxe podem ter se envolvido em atos de corrupção durante as Olimpíadas. O COI e a Federação Internacional de Boxe ainda não se manifestaram sobre o caso, e mais detalhes não foram divulgados.
ASSUNTOS: Olimpíadas 2024 em Paris