Siga o Portal do Holanda

Política

Vanessa Grazziotin pede mais atenção do governo para missão na Antártica

Publicado

em

Por

Em discurso nesta quarta-feira (29), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) cobrou do governo federal mais atenção e mais recursos para a missão brasileira no continente antártico. Ela lamentou o recente incêndio ocorrido na Estação Antártica Comandante Ferraz, do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), que resultou na morte de dois militares e na destruição de boa parte da estação, equipamentos e pesquisas.


A senadora disse já ter apresentado várias emendas individuais ao Orçamento da União destinando recursos para a missão brasileira na Antártica, mas observou que o Proantar não aparenta ser prioridade para o governo.


Vanessa Grazziotin lamentou o fato de que, em 2006, o almirante Antonio Sepulveda alertou em artigo sobre os problemas técnicos e de manutenção da estação brasileira. A senadora disse que o alerta do almirante sobre a situação precária da estação não recebeu a devida atenção do governo federal, o que poderia ter evitado "tamanho desastre".


Aviação


Vanessa Grazziotin também pediu providências das autoridades em relação ao aeroporto do Aeroclube de Manaus (AM), onde ocorreu um acidente aéreo esta semana resultando na morte do piloto. A senadora explicou que a pista de pouso do aeroclube está muito perto de área urbana e de uma grande avenida da capital, o que coloca em risco a vida de muitas pessoas.

A parlamentar informou que outro acidente similar ocorreu em 2010, no qual faleceram cinco pessoas. Em 2006, disse Vanessa Grazziotin, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu relatório pedindo a transferência do aeroclube para área com menor ocupação urbana, devido ao risco de acidentes graves. Ela pediu para a agência reguladora promover novo estudo da situação do aeroclube para mostrar a necessidade de mudança em prol da segurança da população.


- É importante o deslocamento o mais rápido possível de técnicos e diretores da Anac, para analisar, com mais critério e com a urgência que o caso merece, a situação desse aeroporto. Há uma movimentação intensa de aeronaves de pequeno porte e, a se manter essa situação, não apenas passageiros, mas pessoas que residem em conjuntos muito próximos àquela área podem estar em risco - disse a senadora.
 
  Agência Senado
 

NULL

+ Política

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.