Siga o Portal do Holanda

Amazonas

600 crianças isoladas em sem aula até o verão chegar em Apuí

Publicado

em

Por

Cerca de 600 crianças ficarão impossibilitadas de chegar  as escolas na zona rural de Apuí,  no Sul do Amazonas. É que com a chegada do inverno os 1,2 mil quilômetros de vicinais do município ficaram intrafegáveis, isolando comunidades inteiras.

A estimativa é que 1,6 mil famílias tenham sido afetadas pelo isolamento. Como Apuí se encontra dentro de terras federais - o município surgiu a partir de um assentamento às margens da Transamazônica, nos anos 70,  a responsabilidade em manter as vicinais é do Instituto de Colonização e Reforma Agrária(Incra), que no Amazonas tem atuação simbólica. O escritório local  não tem autonomia ou falta iniciativa de seus dirigentes para atuar em em ações preventivas, especialmente na manutenção das vicinais ao longa da rodovia.

Para piorar o problema, o atual prefeito, Admilson Nogueira(DEM), herdou uma dívida que pode chegar a R$ 30 milhões.

Em Apuí a maioria das crianças da Zona Rural aproveita o verão, que começa no final de maio e início de junho para estudar, o que torna a carga horária muito pequena - em média estudam seis meses por ano.

A dificuldade de deslocamento ocorre porque o municipio é o único do Amazonas que não nasceu as magens de rios. O transporte é exclusivamente terrestre, feito através de kombis e ônibus, que nessa época do ano não se aventuram a enfrentar os buracos e alagados das vicinais.  

 

NULL

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.