Compartilhe este texto

Mutirão de cirurgias em pacientes com hanseníase é realizada no Amazonas

Por Portal Do Holanda

29/07/2019 16h52 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciou nesta segunda-feira (29), no município de Guajará (a 1.476 quilômetros de Manaus), um mutirão de cirurgias preventivas e para reabilitação física de pacientes de hanseníase. O mutirão segue até o próximo dia 6 de agosto e tem 16 pacientes agendados, totalizando 35 procedimentos cirúrgicos. Além dos pacientes do município de Guajará, a equipe atenderá também um paciente do município vizinho, Ipixuna (distante 1.367 quilômetros da capital). 

As cirurgias reabilitadoras corrigem problemas como o chamado “pé caído” e “mão em garra”, ocasionados pela hanseníase tratada tardiamente, provocando lesão em nervos destes membros. Os procedimentos cirúrgicos de prevenção são realizados para evitar a perda de funções, reduzindo ou eliminando compressões neurais, eliminando a dor e melhorando as funções neurais do membro atingido. Por isso, os pacientes de hanseníase precisam de acompanhamento de especialista.

Os municípios de Guajará e Ipixuna ainda estão classificados como localidades com taxas de hanseníase consideradas muita altas. Em 2018, dos 421 casos novos da doença detectados no Amazonas, seis foram identificados em Guajará, e oito em Ipixuna.

Guajará está entre os dez municípios que apresentaram as maiores taxas de detecção da hanseníase em 2018. Foram 36,72 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, número que o classifica em endemicidade “Muito Alta” (que vai de 20 a 39,99 casos para cada grupo de 100 mil habitantes), ficando acima da média do estado.

O Amazonas possui uma taxa de detecção de 10,36 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, o que o classifica no nível de endemicidade “Alto” (que vai de 10 a 19,99 casos para cada grupo de 100 mil habitantes). Ao longo dos anos, a taxa de detecção no estado vem diminuindo, redução que se deve principalmente à intensificação de ações de controle da hanseníase.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, cirurgias hanseníase, fundação alfredo da mata, Guajará, ipixuna, Manaus, Susam, Amazonas

+ Amazonas