História que atravessa gerações, Relógio Municipal vai ser reinaugurado no próximo dia 15
Manaus/AM - Símbolo da reconstrução histórica da cidade de Manaus, a praça XV de Novembro, a querida matriz, será novamente entregue a população no próximo dia 15/11 e marcará o início de um novo capítulo. Com 90 anos de existência, o Relógio Municipal será reinaugurado, completamente restaurado, revelando uma história que atravessa gerações.
Originalmente inaugurado no início do século XX, o Relógio Municipal foi instalado na Avenida Eduardo Ribeiro em 1927. Seu maquinário foi importado da Suíça e montado em base de pedra pelos antigos ourives da Cidade de Manaus, conhecidos como Pelosi e Roberti, de origem Italiana.
Ponto turístico da cidade, o Relógio Municipal compõe a paisagem arquitetônica da praça da Matriz e é um marco da mudança histórica de Manaus, como explica o coordenador do PAC Cidades Históricas, Rafael Assayag. “Ele tinha o simbolismo de marcar uma mudança de tempo na cidade. Na época em que foi inaugurado, em 1927, Manaus vivia uma crise, devido ao fim do ciclo da borracha. Agora, em 2017, ele será reinaugurado, marcando o fim da atual crise econômica no Brasil”, comparou.
A praça da Matriz será devolvida a população, que terá um encontro com a sua história, no próximo dia 15 de Novembro. O evento será marcado pela benção do Arcebispo Metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani, e contará ainda com várias atrações musicais e atividades para as famílias.
ASSUNTOS: Amazonas