Em Manaus, inflação vai aumentar e violência continua a ser preocupação Em Manaus, inflação vai aumentar e violência continua a ser preocupação

Em Manaus, inflação vai aumentar e violência continua a ser preocupação

Por Portal do Holanda

31/01/2020 16h00 — em Amazonas

Material escolar é outra preocupação das famílias no início do ano - Foto: Eustáquio Libório/Portal do Holanda

Manaus/AM -  Pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor Manauara foi divulgada nesta sexta-feira, dia 31, pela Fecomércio Amazonas. Realizada pelo Ifpeam (Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas) em dezembro/2019, com aplicabilidade em janeiro/20, a mostra dá indicadores do posicionamento do consumidor acerca de sua disposição de gastos, emprego, segurança, entre outros.

A avaliação do consumidor acerca da inflação, 97,0% dos entrevistados acreditam que os preços dos produtos para o próximo mês estarão mais altos quando comparados em relação ao mês atual.

Para 94,0% dos consumidores, conseguir um novo emprego continua um pouco ou muito mais difícil quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Material escolar

A pesquisa informa que o consumidor tem expectativa de gastar, em média, R$ 125 com material escolar, que é uma despesa sazonal das famílias.

A economia amazonense para os próximos seis meses permanecerá inalterada na opinião de 56,0% dos consumidores entrevistados.

No quesito finanças, 63,8% dos consumidores relataram que a situação financeira familiar atual, comparada há seis meses, permanece inalterada .

Por fim, o percentual de consumidores que relataram ter sofrido com assaltos durante o mês de novembro foi de 47,5%.

+ Amazonas