Compartilhe este texto

Campanha “Letras da Liberdade” arrecada livros para bibliotecas prisionais

Por Portal Do Holanda

17/11/2017 9h26 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A campanha de arrecadação de livros denominada “Letras da Liberdade”, idealizada pela Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ-AM), será aberta oficialmente às 10h desta sexta-feira (17), no hall do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (avenida André Araújo, s/n – Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus). A intenção é ampliar o acervo existente nas bibliotecas das unidades prisionais do Estado, oferecendo mais oportunidade de ressocialização à população carcerária.

Segundo o juiz corregedor auxiliar Adalberto Carim, à “remição pela leitura”, prevê a diminuição da pena em 4 dias por cada livro lido e defendido em banca, de acordo com os critérios da recomendação 44, de novembro de 2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A ideia é possibilitar atividades educacionais complementares com vistas à reinserção social”.

Podem ser doados livros religiosos (de todos os credos), ficção científica, filosofia, autoajuda, dicionários (de língua portuguesa e outras línguas), livros técnicos, gramática e publicações de história, além de revistas e gibis e livros de contos e histórias infantis. Não é de interesse da campanha arrecadar livros didáticos. A última campanha de arrecadação de livros destinada à população prisional do Amazonas aconteceu em 2010 também de iniciativa do TJAM, em parceria com a rede de supermercados Carrefour e a empresa Danone. “Foram arrecadados 40 mil livros, 70% destes foram classificados como inservíveis devido ao estado de conservação dos mesmos. Mas a iniciativa foi um grande impulso para a criação formal das bibliotecas prisionais que surgiriam dois anos depois”, revela a bibliotecária da Seap, Andréa Oliveira.

Dados estatísticos da Secretaria de Estados de Administração Penitenciária, de junho deste ano, registram uma população carcerária de cerca de 9 mil presos no Amazonas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas