Início Amazonas Semsa alerta para vacinação contra febre amarela após casos confirmados da doença no Amazonas
Amazonas

Semsa alerta para vacinação contra febre amarela após casos confirmados da doença no Amazonas

Semsa alerta para vacinação contra febre amarela após casos confirmados da doença no Amazonas
Semsa alerta para vacinação contra febre amarela após casos confirmados da doença no Amazonas

Manaus/AM - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez um alertas e busca ativa às pessoas não imunizadas contra a febre amarela após a confirmação de casos da doença no município de Presidente Figueiredo, no Amazonas, e no estado de Roraima. A ação atende recomendação do Ministério da Saúde.

As pessoas não vacinados podem buscar uma das mais de 170 salas de vacina da Rede de Atenção Básica para receber o imunizante.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, lembra que a vacina contra a febre amarela integra o calendário básico de vacinação das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com dose de reforço aos 4 anos, e é indicada para toda a população não vacinada de 5 a 59 anos de idade, em dose única.

“Essas pessoas que nunca receberam a vacina podem se dirigir a qualquer ponto de imunização da Semsa, bastando apresentar documento de identidade e cartão do SUS”, orienta a gerente. A lista completa de salas de vacina, com endereços e horários de funcionamento, está disponível no site semsa.manaus.am.gov.br, ou diretamente no link https://bit.ly/SalasVacinaManaus. 

Isabel assinala que a vacinação é recomendada para toda a população e, em especial, para os que residem em áreas ribeirinhas e rurais, bem como pessoas que vivem ou trabalham próximo de regiões de mata do município.

Casos e vigilância

A estratégia de intensificação nas ações de vigilância e imunização visa evitar surtos da febre amarela, que teve quatro casos confirmados no Brasil, nos últimos seis meses, sendo um em Roraima, um no Amazonas e dois em São Paulo. Dentre esses casos, três foram a óbito, inclusive um homem de 63 anos, em fevereiro passado, que teve Presidente Figueiredo como local provável de infecção. Ainda em Roraima, foi detectado um caso importado da Guiana Inglesa.

A vacinação de gestantes também é contraindicada, segundo a gerente de imunização, devendo ser avaliada pelo médico em caso de viagem para áreas de risco. As lactantes que se vacinarem devem suspender, por 28 dias, o aleitamento de bebês menores de 6 meses de idade.

Em conjunto com a imunização, as ações de vigilância da Semsa estão sendo intensificadas, com reforço junto às equipes de saúde para a notificação compulsória de casos e a pronta comunicação/notificação de eventos suspeitos.

 

Siga-nos no

Google News

Receba o Boletim do Dia direto no seu e-mail, todo dia.

Comentários (0)

Deixe seu comentário

Resolva a operação matemática acima
Seja o primeiro a comentar!